Um engenheiro amigo que ia construir em Portugal, por
desconhecer a legislação e as idiossincrasias locais, contratou um arquiteto
que trabalhava no setor de aprovação de projetos da prefeitura. Como a licença
demorava a sair, cobrou do arquiteto e este se defendeu dizendo que ela não
fora aprovada. “Mas foi você mesmo que projetou”, arguiu o engenheiro, que
ouviu como resposta: “Ora, pois, eu o projetei, mas eu não o aprovo!”
Para além de uma piada de estereótipos, fica aqui
revelada uma condição particular de nossa humanidade: tantas coisas fazemos e
que nós mesmos não aprovamos. Diante do Novo Ano e o fim de um ciclo, a
tradição judaica vincula a passagem do tempo com julgamento. Tempo para um ser
humano é a passagem de sua existência contraposta às escolhas feitas nesse
período. Há um rastro humano numa dimensão que outras espécies não conhecem.
O humano não só vive na dimensão espacial e temporal, mas
na dimensão do certo e do errado. E seja lá por onde nosso destino passou no
ano que termina e seja lá o que levamos a cabo como nossas ações, sempre há as
que aprovamos e as que desaprovamos. Isso porque há um Olho que vê e uma Mão
que escreve no decorrer do tempo humano. Há tempo e há registro.
Isso não é imaginário ou ilusório, como desdenham racionalistas,
mas a essência da humanidade. A mesma natureza que escolhe é a natureza que
audita e a cada parâmetro espacial e temporal da existência haverá uma
coordenada de “certo ou errado” a ele associada. Esse é o campo da
espiritualidade que não está nem de longe excluída do território da
inteligência como muitos pensam, mas voltada para uma área específica da
realidade.
Enquanto a ciência se ocupa do micro e macrocosmo, a
espiritualidade se volta ao mesocosmo, à experiência de exercermos nossa existência.
Tal qual a ciência teve que criar espacialmente um LHC,
um acelerador de partículas para visualizar na colisão de partículas o que não
pode ser observado de outra forma, a espiritualidade humana produziu tradições
e religiões que ampliam temporalmente em muitas gerações a experiência humana
para observar o que não pode ser registrado de outra forma. E as várias
gerações revelaram coisas que não podem ser vistas sem esse instrumento.
Revelou-se que existe um vínculo entre criatura e
Criador, que há um céu e um inferno, que há um julgamento constante e que se
intensifica à medida que a vida vai sendo concluída — enfim, que há um Olho que
vê e uma Mão que escreve. Claro não há Olho ou Mão no micro ou no macrocosmo,
mas no mesocosmo a coisa é diferente. Ai daquele que não considerar a interface
entre seu ser e seu existir! Ora, pois, é tempo de reconhecer que eu escolhi e
eu fiz, mas eu não aprovo. Não como um exercício de culpa vazio ou como um
recurso para uma moral repressora, mas como um expediente para equalizar tempo
e existência.
Mais do que o tempo particular de um grupo, Rosh Hashana,
o Ano Novo Judaico, é um fragmento, uma peça do quebra-cabeças da consciência
coletiva humana...