O amor é um sentimento que temos por uma pessoa, cuja presença provoca em nós a agradável sensação de aconchego, serenidade, paz e alegria.
Amar é querer ter o outro por perto, é sentir o coração batendo forte, é desejar o que for melhor para a pessoa amada.
Para viver um grande amor, é necessário que ambos desejem a felicidade juntos, tenham real desejo de amar e de se entregar plenamente.
Falar de amor
É transmitir em palavras, gestos ou sentimentos, o que está dentro de cada um de nós; é expressar sem restrição ou vergonha, o que de mais belo vai na alma e no coração, para que o outro saiba desse sentimento.
Falar de amor, é deixar o poeta que existe dentro de cada um de nós cantar a alegria da presença, a saudade da ausência, a vontade de estar perto, de abraçar, de adormecer juntos.....
Não basta amar, tem que dizer eu te amo.
Medo de se entregar
Para lidar com o medo da entrega ao amor, a pessoa precisa buscar conhecer e entender o que se passa no seu interior, buscando ajuda.
Pessoas mais inseguras e com sentimento de desvalia, não conseguem se entregar a uma relação, porque estão todo o tempo tentando ter certezas. O medo de sofrer parece assombrar, impedindo de enxergar as boas possibilidades de viver um amor.
Outros, por decepções antigas, têm receio de se machucar de novo, e acabam deixando que os fantasmas do passado bloqueiem quaisquer tentativas de buscas para o surgimento do amor.
O amor é uma chance, não é garantia, nem certeza.
Dificuldades na relação
Os problemas não surgem todos de repente, nem nascem grandes. Na verdade, o que existe é a soma de muitas pequenas dificuldades que se acumulam no dia-a-dia.
As pessoas passam por cima delas sem lhes dar a devida atenção e sem procurar resolvê-las, achando que depois vão superá-las muito bem ou que o tempo vai apagar tudo.
Terrível engano! Nada some ou se apaga, pois tudo o que pensamos, sentimos e vivemos, está dentro de nós. As pequenas desavenças, mágoas... vão ficando como pequenos ‘nós” no princípio, e vão se tornando obstáculos que vão obstruindo ou até destruindo as relações.
O poder do diálogo
Mágoas e insatisfações de ambos devem ser discutidas e corrigidas.
É fundamental para o casal, cultivar diálogos francos sobre suas concordâncias e divergências, sobre suas alegrias e dores, sobre os problemas e soluções e sobre o amor que os une.
Uma das formas mais poderosas de proteger o amor, numa relação saudável, é permitir que os desejos, as fraquezas, os anseios, as perdas, as conquistas, as potencialidades , limitações, as inseguranças, sejam conhecidos pelo parceiro(a), de modo que ambos possam cuidar para que o outro não se sinta ameaçado.
Se um membro do casal tem por hábito pensar que , se o parceiro(a) o ama, vai entendê-lo, sem que precise expressar o que está sentindo, vai se decepcionar muito e gerar um conflito.
Um não está dentro do outro para adivinhar os pensamentos e sentimentos.
Quando esses casais em crises me procuram no consultório, trazem muitos sofrimentos, porque não estão sabendo lidar com os impasses, mesmo havendo ainda amor entre eles.
Eles vêm muito desesperançados, mas eles começam a ter um novo olhar, uma nova esperança, quando
Juntos, criamos outros caminhos e possibilidades.
Confiança
A confiança é aquela sensação que temos que sempre contaremos com o nosso amor, aconteça o que acontecer. É quando acreditamos que mesmo que a pessoa nos aponte algo que a incomoda, temos a certeza de que lhe somos tão queridos que ela só quer ajudar, e por isso, se abre e se expõe.
Quando você confia em alguém, você se sente livre para mostrar suas inseguranças, fragilidades, e pedir ajuda.
Quando o amor vence
Nos casais enamorados e unidos, encontramos amor, afeto, desejo, apoio, amizade, cumplicidade, gentileza, ternura, consideração e delicadeza.
Os elogios também são muito importantes.
Para que o amor floresça é necessário que ambos tenham coragem, vontade, entrega, compreensão e disponibilidade. Isso implica uma relação franca com muito carinho para que ambos entrem em total sintonia.
Permita-se amar e mergulhe nesse amor valorizando as qualidades e aceitando os defeitos do seu amor.
O segredo de uma união feliz e duradoura, é simples: oferecer ao outro aquela atenção que você gostaria de receber e o que você sabe que faria ele feliz.
O segredo de uma união feliz e duradoura, é simples: oferecer ao outro aquela atenção que você gostaria de receber e ter a sensibilidade para perceber o que faz o outro feliz.