De um canto do século 11 
mas com uma adaptadinha pra ficar mais sonoro
Quem batizou as notas musicais foi o monge beneditino italiano Guido d'Arezzo. Ainda no século 11, ele nomeou a escala ao se inspirar num hino a São João Batista, composto por outro monge, Paolo Diacono, três séculos antes. (Veja os versos abaixo.) 
Para entender a lógica, basta pular o primeiro verso e depois pegar a primeira sílaba de cada frase para reconhecer as notas - (Ut), Re, Mi, Fa, Sol, La e S. O Si ele adaptou, juntando as primeiras duas letras de Sancte e Iohannes. 
Cinco séculos depois, incomodado com o som da primeira sílaba, o músico Giovanni Maria Bononcini incrementou uma mudança. Excluiu o Ut e trocou pelo Do, de Dominus (Senhor). E, com essa benção celestial, sacramentou a nomenclatura das notas musicais. 
"Dominus... Resonare fibris... Mira gestorum... Famuli tuorum... Solve polluti... Labii reatum... Sancte Iohannes."
"Dominus... Resonare fibris... Mira gestorum... Famuli tuorum... Solve polluti... Labii reatum... Sancte Iohannes."

