Profissional deve contar ao chefe e a colegas mais próximos que está passando por uma crise,
sem entrar em muitos detalhes
— Conte para o chefe — Qualquer que seja a crise, vai exigir tempo e energia até ser solucionada. Isso, certamente irá ter um impacto no trabalho. Sendo assim, é sempre bom chamar o chefe para uma conversa e explicar o problema pelo qual está passando, sem entrar em muitos detalhes, aconselha Marjie Terry, da consultoria Great on The Job.
— Não compartilhe demais ou de menos — Quando sentir necessidade de compartilhar seus problemas, conte apenas os detalhes mais básicos. Quanto mais falar sobre suas vulnerabilidades, mais fica exposto a que sua conduta seja mal interpretada, pois as pessoas lidam de maneiras diferentes com crises pessoais. Evite falar de problemas financeiros e legais com os colegas de trabalho, assim como falar das dificuldades de um familiar com relação a uso de drogas, pois são questões ainda estigmatizadas pelos empregadores, lembra a professora de psicologia Ann Kaiser.
— Conte apenas o necessário — Limite-se a contar seus problemas pessoais somente aos colegas de trabalho com quem mantém maior vínculo de amizade ou de confiança. Segundo a especialista Deborah Shane, contar com uma equipe de apoio no trabalho é conveniente em tempos de crise, para o caso de você precisar se ausentar por algum tempo e necessite que alguém o substitua em alguma função. Mas é sempre bom tomar cuidado. Quando aos clientes, no geral, não é necessário comentar sua crise pessoal, a não ser que tenham uma relação estreita com ele.
— Seja positivo e controle as emoções — Mantenha o foco, tenha uma atitude positiva, controle suas emoções e aja da melhor forma que puder diariamente, aconselha Deborah. Se possível, tente se acalmar antes de conversar com os outros, em especial com seu chefe, afirma a técnica de carreiras Nancy Collamer.
— Tire um tempo de folga — O trabalho pode ser uma distração dos seus problemas pessoais, mas muitas vezes a crise é tão grande que não é possível focar no trabalho. Neste caso, o melhor é dar um tempo e tentar negociar alguns dias de folga com a chefia, afirma a consultora profissional Maggie Mistal. Se precisar se afastar da empresa, volte com foco e mantenha sua produtividade, pois são atitudes valorizadas pela empresa, afirma Caroline Pfeiffer, da LHH|DBM.
— Procure ajuda profissional — Use os serviços de ajuda da sua empresa ou procure por apoio externo. Procure saber quais os serviços de assessoramento, tratamento ou atendimento disponíveis na empresa e que podem ser úteis. Um aconselhamento profissional pode ser determinante na solução do problema e na sua recuperação.
— Conheça seus limites — Procure ser discreto. Converse sobre assuntos pessoais a portas fechadas ou procure programar as conversas sobre o seu problema fora do trabalho, na sua hora de almoço ou depois do expediente, a menos que seja uma urgência, aconselha Deborah Shane.
— Faça o seu trabalho — Embora não seja possível cumprir com seus horários por conta da sua crise pessoal, tente sempre fazer o melhor possível para cumprir com suas tarefas, sem sobrecarregar ninguém da equipe.
— Seja respeitoso — Saiba respeitar o tempo e a atenção de chefes e colegas. Tente se concentrar no trabalho durante o expediente e tente ser sensível o suficiente para não ultrapassar os limites quanto ao apoio recebido. Lembre-se de que, por mais dura que seja sua situação, todos têm problemas e desafios pessoais.
— Demonstre gratidão — Passada a crise, não esqueça de agradecer o apoio que recebeu. Não precisa ser um gesto grande, um pequeno cartão de agradecimento pode ser algo muito significativo.