De vez em
quando, temos que enfrentar conversas difíceis, mesmo sem desejar. Muitos optam
por evitá-las como se o problema fosse desaparecer. Porém, isso não funciona
assim. Na verdade, em muitos casos, adiar o inevitável só complica as coisas
ainda mais.
Não há
porque ter medo de uma conversa difícil. Existem maneiras de enfrentar esses
tipos de situações. Você pode até dominá-las para evitar transformá-las em um
drama e conseguir o que se espera de qualquer situação: uma comunicação
efetiva. Vejamos como fazer isso.
“Quando se abre a
porta da comunicação, tudo é possível. Assim, devemos praticar a abertura aos
outros para restabelecer a comunicação com eles”.
-Thich Nhat Hanh-
Estratégias
para lidar com situações difíceis
Em
primeiro lugar, devemos deixar de lado a ideia preconcebida de conversas
difíceis, como classificamos aquelas em que antecipamos que teremos problemas.
Além disso, quando o fazemos, antecipamos conflitos, e isso gera uma atitude
prévia de tensão. Nós nos colocamos na defensiva, e é neste ponto em que
começam os problemas.
Aqui está
o passo prévio para enfrentar conversas difíceis: não antecipe as complicações.
Isso nos ajudará a estar focados na conversa e ver as coisas com perspectiva, e
nos permitirá estar atentos aos sinais de nosso interlocutor para controlar
eficazmente suas mudanças emocionais e suas reações.
Escute ativamente primeiro, sem
expressar seus sentimentos
As
pessoas precisam se sentir ouvidas. Por esse motivo, você não apenas deve estar
atento e disposto a escutar, mas todo o seu corpo deve mostrar que você está
escutando. Afinal, escutar é uma condição indispensável na comunicação.
Se a
outra pessoa perceber tensão ou ansiedade, se sentir que você está na defensiva
ou que tem uma atitude agressiva, agirá negativamente e não estará disposta a
escutar. Se, ao contrário, você se mostra encorajador, tranquilo, calmo e
também compassivo, será mais fácil que o outro se acalme.
Uma
conversa, por mais difícil que seja, não é uma luta. Não há vencedores ou
perdedores. Por isso, se você quer deixar algo claro, deve permanecer calmo,
especialmente quando o outro manifesta sinais de mudanças emocionais.
Não expresse seus sentimentos primeiro,
mesmo que você tenha sido machucado
Por outro
lado, é importante que você não expresse seus sentimentos primeiro, mesmo que
tenha sido machucado. O outro precisa se sentir validado, isto é, saber que
seus sentimentos também importam. Precisa saber que você acredita nele, apesar
de suas ações e do mal que lhe causou com elas.
Por isso,
antes de tudo, uma vez que tenha deixado claro o propósito da conversa,
demonstre interesse pelos pensamentos e sentimentos do outro. Aceite-os antes
de continuar, sem julgá-los ou jogá-los na cara. Então, poderá expor suas
ideias e sentimentos.
Por
exemplo, se você notar uma alteração no tom de voz, como falar mais baixo ou
mais rápido, pode informar a outra pessoa. Você também pode optar por não
notificá-la, mas levando em consideração seu significado. Muitas vezes, durante
uma explicação, as pessoas mudam a maneira de falar antes de dizer o que é
importante para elas. Isso porque temem o que pode acontecer ou porque sentem
que existe um problema que as impede de avançar.
Outro
sinal que você deve observar é o riso nervoso. Algumas pessoas riem quando se
sentem envergonhadas ou desconfortáveis. Não é uma zombaria, longe disso. Na
verdade, é algo semelhante ao que acontece quando choramos de felicidade.
O riso
nervoso geralmente indica desconforto. Esse sinal abre a porta para perguntar
ao outro como se sente e para identificar um ponto de partida para seguir
adiante de maneira positiva. Esse tipo de riso também pode indicar que a pessoa
está tentando escapar de um sentimento. Por isso é importante pedir que expresse
o que preocupa ou o que necessita para superar o bloqueio.
Outro
sinal de mudança emocional é a modificação do padrão de contato visual. O olhar
pode indicar que o outro precisa de um descanso. No entanto, se ele se dirige
para outro lado ou se mantém uma maneira fria e ameaçadora, pode significar que
algo importante foi dito na conversa. É o momento de pedir ao outro, sem
agressividade e com interesse verdadeiro, que compartilhe seu ponto de vista, e
também de escutá-lo sem interrupções ou julgamentos.
Se o que
você detecta é que a outra pessoa utiliza muito a palavra “mas”, este é um
sinal de que está a ponto de dizer o que teme, mas não o diz por medo ou
vergonha. Aproveite os “mas” para ajudá-lo a terminar.
Enfrentar conversas difíceis é bom
para ambos
Como
dissemos antes, uma conversa não é uma batalha em que há vencedores e
perdedores. Se você quer entender, tirar conclusões ou propor soluções, é
necessário enfrentar as conversas difíceis pelo caminho certo.
Não se trata
de ter razão, ou de demonstrar algo ao outro. Na verdade, diante desses tipos
de conversa, não há pior abordagem do que essa. Você não ganha nada e perde
muito. Se não quer fechar portas, deve abrir sua mente e deixar de lado o
rancor, a raiva e o ódio.
Se isso
for difícil – muitas vezes é, não nos enganemos – pense no que quer conseguir
com a conversa e diga à outra pessoa. É fundamental que ambos saibam onde você
quer chegar.
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