Quando você começar um relacionamento amoroso, é melhor falar de certos aspectos importantes, especialmente para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Então, é muito bom abrir e definir os canais de comunicação; dessa forma você estabelecerá os pilares para que permaneçam ativos durante todo o relacionamento.
São muitos os assuntos importantes e a melhor coisa é esclarecê-los quando o relacionamento está começando. Fazer isso irá ajudá-lo a conhecer melhor a pessoa com quem está, e também a perceber se existem diferenças passíveis de superação ou irreconciliáveis. Em consultas tenho visto casos de casais que se separam porque não esclareceram os assuntos que mais lhes importavam no início do relacionamento e que se sentiam abatidos, já não apenas pelo final do relacionamento, mas por não ter identificado estas diferenças antes.
Se a outra pessoa gosta de você, enquanto ela tenta conquistá-lo, é provável que oculte alguma coisa ou procure mostrar o melhor de si. Depois se mostrará como ela realmente é. E as pessoas não mudam (ou pelo menos não mudam muito)! Se falarmos francamente sobre alguns assuntos, é mais provável que as premissas do relacionamento sejam mais sólidas e duradouras.
“Nunca seremos o companheiro perfeito,
o cartão postal, se não formos capazes
de aceitar que só na aritmética
o dois nasce do um mais um.”
-Julio Cortázar-
Assuntos importantes ao iniciar um relacionamento amoroso
Fale sobre a sua filosofia de vida e visão de futuro
Fale da sua visão de mundo, das suas ideias políticas e religiosas. Os seus projetos de trabalho e de vida, por exemplo, se você moraria em outro país. Também, mesmo que seja um pouco difícil e desconfortável, fale do casamento e dos filhos, inclusive você pode falar de como gostaria de criá-los, embora não seja preciso chegar a um acordo em tudo. Talvez na conversa surjam interrogações nas quais, até o momento, você não tinha nem pensado.
Mais duas dicas: este tipo de conversa não é apenas útil para conhecer o outro, mas também pode ser para conhecer a si mesmo. Por outro lado, é importante se mostrar aberto e respeitoso quando tiver este tipo de conversa, mas também sincero e coerente com o que você pensa.
Fale da sua infância e do seu passado
Compartilhar lembranças divertidas é uma forma de passar tempo juntos. O primeiro amor, a primeira bebedeira, alguma travessura, etc. Não tenha medo de contar lembranças dolorosas ou vergonhosas, falar se você sofreu algum abuso ou alguma coisa que lhe deixou marcas. Mostrar vulnerabilidade pode levar o outro a se sentir seguro para mostrar também as suas.
Aqui você pode aproveitar para falar de relacionamentos passados, sempre com respeito e contando somente os detalhes necessários. As traições são um assunto delicado, mas que é importante abordar. Começar um relacionamento ocultando informação pode ser muito prejudicial. Tanto se você sofreu uma traição como se você foi infiel, é importante falar disso com seu companheiro e lhe contar os motivos e sentimentos em torno desta situação.
Fale sobre sexo
Procure fazer isso em um ambiente relaxado e privado, já que é um tema delicado que às vezes pode ser desconfortável, principalmente quando o relacionamento amoroso está começando e a confiança ainda não é muito sólida. O sexo é uma parte importante do relacionamento e a comunicação nesta área é fundamental. Portanto, não é bom encarar este tema como um tabu.
Fale das suas fantasias, do que você gosta e do que você não gosta, e também se você gostaria de experimentar coisas novas. Falar sobre sexo pode aumentar a intimidade. É um tema íntimo e é melhor que fique entre vocês, e que exista sempre o respeito.
Fale sobre dinheiro, dívidas e problemas legais
Diga quanto você ganha e quanto gasta por mês, se está economizando para alguma coisa em especial ou se gosta de viajar ou comer fora, etc. Também se você tem alguma poupança, ou dívidas; é importante falar disso para evitar que o companheiro fique sabendo por outras pessoas e tenha uma decepção. Se você tem ou já teve algum problema legal, é importante falar deste assunto e evitar que estas coisas apareçam de surpresa.
Quando a gente começa um projeto de vida, todas as decisões (incluídas as relacionadas ao dinheiro, principalmente se for dinheiro em comum) precisam ser faladas e tomadas em conjunto. É importante que ambos estejam de acordo com o que irão fazer e que ninguém tome decisões sem consultar o outro.
Converse sobre família e amigos
Este assunto é muito delicado. Não recomendo que divida com seu companheiro opiniões sobre a família dele(a) ou conflitos que você tem com a sua própria. Também não recomendo que você compartilhe com a sua família os problemas do casal. É um assunto privado, a família sempre irá assumir o seu lado e quando o problema for solucionado podem ficar com rancor pelas faltas que talvez você já tenha perdoado.
É fundamental selecionar a informação familiar que compartilhamos com nosso companheiro, assim como a informação do casal que compartilhamos com nossas famílias. Não costuma ser necessário mentir, mas sim ser seletivos e cuidadosos com a informação que compartilhamos.
Os amigos são outro assunto, alguns casais acreditam que seus companheiros passam muito tempo com seus amigos ou que alguns amigos são uma má influência. Fale de suas amizades e das amizades do seu companheiro, sempre com respeito e não se coloque na desconfortável situação de dizer, “meus amigos ou meu companheiro”. Respeite o tempo que a pessoa passa com seus amigos, procure encontrar um equilíbrio e tudo será mais fácil.
Fale das coisas que incomodam você
Este é um ponto muito importante desde o início; não evite assuntos por temor de se transformarem em briga. Falar sobre sentimentos e sensações é um grande ponto de partida para uma comunicação aberta e sincera. Procure fazer isso de um jeito tranquilo e respeitoso, sem usar palavras que possam ofender o outro. Um relacionamento amoroso e um projeto de vida requerem um trabalho constante, que expressemos nossas necessidades, desejos e que esclareçamos, o quanto antes, aspectos que não nos agradam.
Estes assuntos são fundamentais no início de um relacionamento amoroso, mas não por isso devem ser vistos como algo encerrado e sepultado. Será bom voltar a estes assuntos sempre que houver uma mudança ou que surgir alguma dúvida.
“O casamento é 97% conversa.”
-Oscar Wilde-
________________