O homem é o lobo do homem
Thomas Hobbes nasceu em Westport, na Inglaterra. No período
da revolução liberal inglesa, apoiou o rei Carlos I, que acabou derrotado e
decapitado, o que obrigou o filósofo a exilar-se na França, onde entrou em
contato com a filosofia de Descartes.
O pensamento de Hobbes foi muito influenciado pelas ideias
de Bacon e Galileu. Como estes, ele abandonou as grandes pretensões metafísicas
(a busca da essência do ser) e procurou investigar as causas e propriedade das
coisas. Para Hobbes, a filosofia seria a ciência dos corpos, isto é, de tudo
que tem existência material. Os corpos naturais seriam estudados pela filosofia
da natureza; os corpos artificiais ou o Estado, pela filosofia política. E o
que não é corpóreo deveria ser excluído da reflexão filosófica.
Hobbes defende que o que chamamos de bem é tão somente o que
desejamos alcançar, enquanto o mal é apenas aquilo de que fugimos. Isso se
explicaria pelo fato de que, no entendimento desse pensador, o valor
fundamental para cada indivíduo é a conservação da vida, ou seja, a afirmação e
o crescimento de si mesmo.
Assim, cada pessoa sempre tenderá a considerar como
bem o que lhe agrada e como mal o que lhe desagrada ou ameça.
A pergunta que pode surgir então é a seguinte: se o bem e o
mal são relativos, isto é, são determinados pelos indivíduos, como será
possível a convivência entre as pessoas?
Hobbes responde essa questão nos livros Leviatã e Do
cidadão, nos quais defende a necessidade de um poder absoluto que mantenha os
indivíduos em sociedade e impeça que se destruam mutuamente.
O ESTADO SOBERANO DE HOBBES
Para hobbes, cada indivíduo sempre encara seu semelhante
como um concorrente que precisa ser dominado. Segundo o filósofo, onde não
houve o domínio de um indivíduo sobre o outro, existirá sempre uma competição
intensa até que esse domínio seja alcançado. Tal tese está vinculada à
concepção materialista e mecanicista da realidade proposta por Hobbes.
A consequência óbvia dessa disputa infindável entre os seres
humanos em estado de natureza teria sido o surgimento de um estado de guerra e
de matança permanente nas comunidades primitivas. Por isso, nas palavras de
Hobbes “o homem é o lobo do próprio homem”.
Só havia uma solução para dar fim à brutalidade primitiva: a
criação artificial da sociedade política, administrada pelo Estado. Para isso,
os indivíduos tiveram de firmar um contrato entre si (contrato social), pelo
qual cada um transferia seu poder de governar a si próprio a um terceiro – o Estado
-, para que este governasse a todos, impondo ordem, segurança e direção à
conturbada vida em estado de natureza.
Hobbes apresentou essas ideias primeiro em sua obra Do
cidadão e depois em Leviatã. Nesta última, compara o Estado a uma criação
monstruosa do ser humano, destinada a pôr fim à anarquia e ao caos das relações
humanas. O nome Leviatã refere-se ao monstro bíblico citado no Livro de Jó
[40-41], onde é assim descrito:
“O seu corpo é como
escudos de bronze fundido […] Em volta de seus dentes está o terror […] O seu
coração é duro como uma pedra, e apertado como a bigorna do ferreiro. No seu
pescoço está a força, e diante dele vai a fome […] Não há poder sobre a terra
que se lhe compare, pois foi feito para não ter medo de nada”.
Nas palavras de Hobbes, como ele imaginou o estabelecimento
do contrato social que deu origem ao Estado (Leviatã). Para o filósofo, a única
maneira que os indivíduos tinham para instituir, entre si, um poder comum era :
“[…] conferir toda a
sua força e poder a um homem, ou a uma assembléia de homens, que possa reduzir
suas diversas vontades, por pluralidade de votos, a uma só vontade […]
transfiro meu direito de governar-me a mim mesmo a este Homem, ou a esta
Assembléia de homens, com a condição de transferires a ele teu direito,
autorizando de maneira semelhante todas as suas ações. Pois graças a esta
autoridade que lhe é dado por cada indivíduo no Estado, é-lhe conferido o uso
de tamanho poder e força que o terror assim inspirado o torna capaz de
conformar as vontades de todos eles”.
Autor: Thiago Henrique
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