A evolução é um espetáculo fantástico. e está aí, evidente para quem consegue vê-la em seus interessantes e inesperados detalhes.
A ciência avança trazendo soluções nunca antes imaginadas. As terapias psicológicas, finalmente, alcançaram a efetividade sonhada por seus idealizadores e importantes precursores, trazendo um novo alento à atormentada mente humana.
Se Freud fosse vivo estaria maravilhado com o que as terapias mentais conseguem realizar hoje em dia. O avanço foi fantástico. Terapias como EMDR, Brainspotting e outras similares conseguem interferir e modificar sinapses cerebrais e, consequentemente, comportamentos indesejados que trazem tanto sofrimento ao ser humano.
A evolução trouxe, também, reflexões sobre aplicações práticas do pensamento filosófico para facilitar decisões cotidianas e para entender melhor à natureza humana. Filósofos contemporâneos como o francês Andrè Comte-Sponville, o inglês Alain de Botton e toda uma geração de pensadores estão trazendo a sabedoria milenar do pensamento humano para oferecer soluções para nossas decisões cotidianas. Reforçando essa expansão, está a WEB que nos permite obter informações sobre toda cultura humana produzida até hoje com um simples GOOGAR (pesquisar no Google) no nosso smartphone.
O advento da WEB, que aumenta, a cada dia, exponencialmente a velocidade da comunicação, a troca de informações e a rapidez com que se pode dispor de qualquer conhecimento desejado, catapultou a evolução humana a um nível extraordinário e estamos vivendo o despertar de uma nova era para a humanidade.
Essa evolução alcança todas as áreas; engenharia, medicina, física, química, astronomia e abrange todo conhecimento humano.
A evolução humana não acontece, paulatinamente, dia a dia, como imaginamos. Ela acontece aos soluços, às vezes imperceptível até estar totalmente estabelecida. Outras vezes, vomitadas violentamente por acontecimentos, geralmente, trágicos.
Só uma coisa é mais importante que o conhecimento, a imaginação. E, quanto mais conhecimento a gente tem, mais alto voa a nossa imaginação e é nesse vôo que vislumbramos coisas nunca antes possíveis. E assim, criamos um círculo virtuoso que se autoalimenta.
Quanto mais o cidadão comum estiver ciente de que o seu smartphone o habilita a expandir seu conhecimento o quanto ele quiser, mais brilhante será o futuro.
O conhecimento precisa entrar em moda. A curiosidade precisa ser incentivada. As pesquisas devem ser financiadas e estimuladas. Estudar tem que ter outro sentido, um sentido prazeroso de melhorar, através do conhecimento obtido, nossa qualidade de vida.
Se
cada um dedicar 40 minutos de seu tempo para ler com atenção qualquer texto que lhe atraia,
a evolução será gigante e ainda mais rápida.
Hoje, essa possibilidade está nas mãos de todos. Literalmente.
– Edmir Saint-Clair
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário